Ágora Romana de Atenas

Também conhecido como Fórum Romano, nesse lugar estava a antiga praça pública de Atenas. O mercado central e as latrinas públicas se encontravam aqui.

A Ágora Romana, também conhecida como Foro Romano, é a antiga praça pública de Atenas, um dos principais lugares de encontro da cidade, onde funcionava o mercado central.

A Ágora Romana está situada ao norte da Acrópole, no encantador bairro de Plaka, e bem perto da Ágora Antiga, muito mais ampla e monumental, que foi estabelecida no século VI a.C.

A Ágora Romana no passado

A construção da Ágora Romana aconteceu entre os anos 19 e 11 a.C. sob as ordens do imperador Augusto e foi ampliada posteriormente pelo imperador Adriano.

Durante sua época dourada, a Ágora ocupava um espaço retangular de 100 metros quadrados, nos quais havia diferentes comércios, o mercado e as latrinas públicas.

A Ágora estava rodeada por uma colunata de mármore de estilo jônico e o pátio estava completamente revestido de mármore. Através das portas de entrada do edifício, chamadas propileus, era possível chegar aos setores oriental e ocidental da cidade.

A Ágora Romana na atualidade

Atualmente só se conservam pequenas partes das colunas do pátio e uma pequena zona que correspondia aos banheiros públicos.

Na zona oeste do Foro Romano se conserva praticamente intacta a Torre dos Ventos, um edifício poligonal do século II a.C. construído com mármore, que foi utilizado como relógio público solar e hidráulico. O edifício se conserva em perfeitas condições graças ao fato de ter sido usado como capela no século VI.

Embora o lugar onde se situava esteja praticamente devastado, com uma boa dose de imaginação é possível passear pelo pátio onde acontecia a vida social na antiga Grécia.

Horário

Todos os dias, das 8:00 às 17:00 horas.

Preço

Entrada combinada adultos: 30€.
Entrada combinada estudantes: 15€.
Inclui: Acrópole, Ágora Antiga, Ágora romana, Teatro de Dionisio, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano.

Transporte

Metrô: Monastiraki, linhas 1 e 3.

Lugares próximos

Museu de Instrumentos Populares (85 m)
Biblioteca de Adriano (138 m)
Museu Kanellopoulos (142 m)
Anafiotika (239 m)
Monastiraki (258 m)