Templo de Zeus Olímpico

Conhecido como o Olimpeion, o Templo de Zeus Olímpico foi um grandioso templo construído entre os séculos VI e II a.C. em homenagem ao deus Zeus Olímpico. 

O Templo de Zeus Olímpico, situado quinhentos metros a sudeste da Acrópole, media 96 metros de largura e 40 metros de largura. Tratava-se de uma impressionante construção feita de mármore do monte Pentélico, que tinha 104 colunas coríntias de 15 metros, das quais só se conservam 15

A construção interminável

A construção do Templo de Zeus Olímpico começou durante o governo de Pisístrato, no século VI a.C., embora, devido a diversos fatores, a obra só se veria terminada sete séculos depois, no ano 132 d.C., sob o governo do imperador Adriano.

Quando terminou a construção do impressionante templo, o imperador Adriano ordenou a criação de uma estátua de ouro e marfim com a imagem de Zeus e outra de si mesmo para que fossem colocadas no interior do templo.

Porta de Adriano

Na esquina noroeste do templo está a Porta de Adriano, um impressionante arco de mármore de 18 metros de altura que separava a cidade antiga (cidade de Teseu) da cidade moderna (cidade de Adriano). Foi construída em 131 d.C. homenagem ao imperador romano.

O Templo de Zeus atualmente

Embora o terremoto que atingiu a região na Idade Média tenha destruído o majestoso templo, os restos do templo que ainda se conservam em pé são capazes de evocar seu colossal tamanho original e a importância que o edifício teve.

Situadas sobre uma grande esplanada de plantas, as quinze majestosas colunas coríntias são uma das mais importantes recordações que se conservam da época clássica de Atenas.

Horário

Todos os dias, das 08:00 às 15.00 horas.

Preço

Entrada combinada adultos: 12€.
Entrada combinada estudantes: 6€.
A entrada combinada inclui: Olímpia, Museu de Olímpia, Museu da História dos Jogos Olímpicos da Antiguidade e Museu da História das Escavações de Olímpia.

Transporte

Metrô: Akropoli, linha 2.

Lugares próximos

Plaka (353 m)
Museu de Arte Popular Grega (355 m)
Museu da Acrópole de Atenas (430 m)
Teatro de Dionísio (479 m)
Anafiotika (546 m)