Micenas

Micenas é um dos lugares históricos mais importantes da Antiga Grécia. Entre os anos 1600 e 1100 a.C. a relevância da cidade deu nome ao período Micênico. 

Atualmente Micenas é uma importante jazida arqueológica situada 120 quilômetros a sudoeste de Atenas. Dizem que durante o Império Romano Micenas já era um importante destino turístico. 

O que ver em Micenas

Porta dos Leões

Esta porta é o símbolo mais conhecido de Micenas, foi construída no ano 1250 a.C. e sua enorme abertura mede 3,75 por 3,5 metros. Na porta podemos ver dois leões rampantes de quase três metros de altura.

Confira as marcas do chão e nos buracos dos trincos para ter uma ideia do seu tamanho.

Tesouro de Atreu

Conhecido como Tesouro de Atreu por ser o nome dado por Heinrich Schiemann, um arqueólogo alemão do século XIX que se dedicou a buscar tesouros por toda a Grécia. O arqueólogo, descobridor de Micenas em 1874, tinha uma grande obsessão em descobrir Troia e demonstrar a existência de Agamenon.

Atualmente está claro que essa construção circular era uma tumba da realeza e se acredita que pudesse ser a do próprio Agamenon.

Tumbas reais

Além do Tesouro de Atreu, em Micenas foram descobertas seis tumbas circulares que continham os restos de 19 pessoas.

Nessa zona, Schliemann recuperou dezenas de tesouros de ouro que atualmente estão expostos no Museu Arqueológico de Atenas.

Como chegar a Micenas

Embora seja possível ir a Micenas usando o transporte público, se você não quiser perder bastante tempo, o melhor é alugar um carro ou contratar uma excursão organizada.

Carro

Alugar um carro é a opção mais popular para aqueles que querem viajar por conta própria. Você pode alugar um carro pelo melhor preço clicando aqui.

Para ir de Micenas a Atenas você só tem que pegar a estrada que leva a Corinto e seguir por ela em direção a Trípoli. Passando Corinto, a uns 25 quilômetros aparecerá um desvio para Nauplia. Nessa estrada, você verá a saída de Micenas (Mycenae). O tempo total de trajeto saindo de Atenas é de umas duas horas

Ônibus

Os ônibus que fazem o trajeto Atenas-Nauplia fazem uma parada na atual Micenas. Dependendo da temporada, desse ponto você poderá pegar outro ônibus ou caminhar até a jazida arqueológica.

Os ônibus saem do Terminal A (Kifissou 100) a cada hora entre as 7:30 e as 19:30. O trajeto dura pouco mais de duas horas.