Delfos

Para os antigos gregos, Delfos era o centro do mundo; para os nossos viajantes é uma das visitas mais importantes da Antiga Grécia.

Atualmente, Delfos é um pequeno povoado turístico localizado na ladeira sul do monte Parnaso, com uma vista surpreendente do vale e do mar. A maior parte dos hotéis e bares têm excelentes mirantes. 

O Oráculo de Delfos

Na Antiga Grécia, Delfos também atraía visitantes, peregrinos que percorriam o país em busca dos conselhos de Pitia, a sacerdotisa mais famosa da época. O Oráculo de Delfos estava formado pelas mulheres idosas que se acreditava que tinham poderes herdados do deus Apolo.

As mulheres oráculo chegavam a um estado de transe mediante o uso de drogas e eram seus sacerdotes os que interpretavam suas palavras. Delfos era considerado o lugar religioso mais importante do mundo helênico.

Como curiosidade, Pitia também era conhecida como Pitonisa, nome que perdurou e que continua sendo utilizado para nomear as pessoas que preveem o futuro.

O que ver em Delfos

Além de percorrer completamente o povoado, entrar em suas fascinantes lojas e desfrutar das vistas do vale de qualquer dos bares panorâmicos, há dois lugares que você não pode perder:

  • Zona arqueológica: O lugar onde estava a antiga Delfos é o ponto alto da visita. As partes mais importantes dessa são o Templo de Apolo, descoberto em 1892, o teatro, com capacidade para 5.000 espectadores, e o estádio, situado perto do teatro e sede dos Jogos Píticos.
  • Museu Arqueológico de Delfos: Um dos melhores da Grécia em sua especialidade. O objeto mais valioso da coleção é o Auriga de Delfos, uma escultura de bronze que celebra uma importante vitória nos Jogos Píticos do ano 478 a.C.

Como chegar a Delfos

Situada na ladeira sul de Monte Parnaso, Delfos constituía um retiro espiritual. Sua localização faz com que seja possível chegar ali apenas de carro. Diferentes opções:

Carro

Alugar um carro é uma boa opção se você quiser visitar a Grécia por conta própria. Você pode combinar a visita de Delfos com Metéora ou o Mosteiro de Osiou Louka. Você pode alugar um carro aqui.

Para chegar até Delfos saindo de Atenas, você tem que pegar a estrada E75 em direção a Lamia, pegar a saída a Castro a uns 100 quilômetros e seguir as indicações para Levadia. A mesma estrada te levará a Delfos cruzando Arachova, um bonito povoado de montanha.

Ônibus

A linha Atenas-Delfos conta com seis frequências diárias em cada sentido e é uma boa forma de visitar a cidade se você não quiser alugar um carro. Os ônibus saem do Terminal B (260, Liossion Street) a partir das 7:30 até as 20:00 horas e levam 3 horas para fazer o trajeto. É recomendado viajar no primeiro ônibus e reservar as passagens com antecedência.

Para chegar ao Terminal B, a melhor opção é pegar o ônibus 024 na Amalias Avenue, perto da Praça Sintagma.