Roteiro de 4 dias pela Grécia Clássica

Roteiro de 4 dias pela Grécia Clássica

Este itinerário de quatro dias abrange os principais locais próximos a Atenas. Para fazê-lo sozinho, você terá que alugar um carro e querer dirigir aproximadamente 1.400 quilômetros; portanto, se você não gosta de dirigir, é aconselhável reservar um circuito. 

Para fazer esse itinerário de quatro dias por Atenas, recomendamos alugar um carro com GPS (ou usar seu telefone), pois as estradas não são tão bem sinalizadas quanto deveriam.

Você deve levar em conta que, dependendo da época do ano, a maior parte dos pontos turísticos fecha às 15:00 horas, por isso, é recomendado seguir os horários.

Para se hospedar, você terá que reservar uma noite em Olímpia, outra em Delfos e outra em Kalambaka. Aqui, você vai encontrar os melhores preços.

Primeiro dia: Atenas - Corinto - Epidauro - Micenas - Olímpia

No primeiro dia sairemos de Atenas por volta das 8:30 horas para poder chegar no Canal de Corinto ao redor das 10 da manhã.

Chegar a Corinto é muito simples, você só tem que sair de Atenas pela autoestrada A75 em direção norte e verá o desvio a Corinto rapidamente. Depois de percorrer uns 70 quilômetros, você chegará ao canal. O melhor ponto para parar para vê-lo está bem indicado e coincide com a saída para Loutraki.

Depois de visitar o canal, seguiremos a mesma estrada até chegar à Antiga Corinto (Ancient Corinth), onde você poderá visitar as antigas ruínas.

Pegando a autoestrada em direção a Atenas, você verá o desvio a Epidauro em poucos minutos. Você levará pouco mais de uma hora para chegar ao Antigo Teatro de Epidauro (Ancient Thetre of Epidaurus). Este lugar é um dos mais fascinantes da Grécia e ainda serve como cenário durante o Festival de Verão de Atenas.

Depois de conhecer a zona, pegaremos a estrada rumo a Micenas. Para chegar, você tem que ir em direção a Nauplia (Nafplio) e desviar à direita uns quilômetros antes de chegar. A sinalização indica Mykines. O tempo de trajeto é de aproximadamente 90 minutos. Em Micenas, você não pode perder a Acrópole, as tumbas reais e a Porta dos Leões.

As visitas turísticas já acabaram por hoje e o único que resta é o longo trajeto até Olímpia. Apesar de ser apenas de uns 160 quilômetros, o normal é demorar umas 3 horas em percorrê-los.

Para ir de Micenas até Olímpia, você deve pegar a autoestrada R65 em direção a Tripoli e pegar a saída para “Ancient Olimpia”. Esta estrada é montanhosa e lenta, mas também é bastante bonita. Na metade do caminho você pode parar em Levidi ou Lagkadia, os dois povoados de montanha mais bonitos do percurso.

Especialmente na baixa temporada, em Olímpia há pouco a fazer. Aproveite para relaxar jantando e tomando algo.

Segundo dia: Olímpia – Delfos

Especialmente no inverno, recomendamos acordar cedo para não ter que dirigir à noite, já que, como você poderá ter percebido no dia anterior, as estradas são muito ruins.

Nesta época do ano, o normal seria sair da cidade por volta das 12:00 horas. Antes dessa hora, você terá que visitar as ruínas, onde está o primeiro estádio olímpico e o Museu Arqueológico de Olímpia. O Museu dos Antigos Jogos Olímpicos também é muito interessante.

Para ir de Olímpia até Delfos o caminho está claro: você deve sair em direção a Pyrgos e pegar a autoestrada na direção Patras-Atenas. Ao chegar a Patras e atravessar a cidade, você verá a Ponte Herilaos Trikoupis, a ponte suspensa mais longa do mundo. Depois de atravessá-la, pegue a estrada em direção a Nafpaktos, que te levará a Delfos.

Neste trajeto há dois pontos em que vale a pena parar para descansar: o Castelo de Nafpaktos, de onde se tem as melhores vistas da costa, e Galaxidi, curioso povoado costeiro onde podemos destacar sua igreja e seu pequeno porto.

A poucos quilômetros está Delfos, um lugar mais animado que Olímpia. Se quando você chegar ainda tiver luz, não deixe passar a oportunidade de tomar algo em um dos bares com terraço panorâmico.

Terceiro dia: Delfos – Monastério Osiou Louka – Metéora

De novo você terá que madrugar para poder fazer todas as visitas e chegar a Metéora ainda com luz para poder ter uma primeira vista. Depois de visitar as ruínas e o Museu Arqueológico de Delfos, você deve sair da cidade em direção a Atenas.

A primeira parada, a menos de 10 minutos, é Arachova, um bonito povoado de montanha com vistas ainda melhores que as de Delfos. Durante o inverno é um dos destinos de esqui mais populares do país.

Continuando pela mesma estrada, em poucos minutos você verá o desvio para o Mosteiro de Osiou Louka. Esta visita tomará mais de uma hora e vale muito a pena. Além de ver os fantásticos afrescos e mosaicos, você pode aproveitar para comprar produtos elaborados no local, onde se destacam os azeites e o mel.

Voltando pelo mesmo caminho até a estrada principal, você deve continuar em direção a Atenas/Levadia. Chegando a Levadia, você terá que pegar o desvio para Lamia. Antes de chegar a Lamia, você verá bares dos dois lados da estrada e, como ainda restam duas horas de viagem, pode ser uma boa ideia parar para tomar um café e descansar.

Para ir de Lamia a Metéora, você tem que seguir as indicações a Karditsa, Trikala e finalmente Kalambaka. Ao chegar a Kalambaka, você pode começar a subir em direção a Metéora. A rota cênica por todos os monastérios é fácil de seguir e absolutamente imprescindível.

Kalambaka é maior e mais animada que o resto dos lugares da rota, por isso você encontrará restaurantes, lojas e bares abertos até mais tarde que em Olímpia e Delfos.

Quarto dia: Metéora – Atenas

De manhã você terá que fazer de novo a rota por Metéora para visitar os mosteiros. Dependendo da época do ano e do dia da semana, você poderá entrar em uns ou outros. Nos hotéis você encontrará informação sobre quais estão abertos.

Depois das visitas, você pode começar o caminho de retorno. Assim como no dia anterior. Primeiro você deve ir a Lamia, passando por Trikala e Karditsa, e depois pegar a autoestrada R75 em direção a Atenas.

Perto de Lamia estão as Termópilas, o lugar onde Leônidas enfrentou milhares de persas com um exército de apenas 300 homens. A saída está muito bem indicada e no lugar da batalha há uma estátua de Leônidas.

Seguindo pela E75, você chegará a Atenas em aproximadamente duas horas.

Circuito de 4 días por Grecia

Se você prefere uma viagem mais confortável, pode reservar um tour que inclui tudo o que você precisa (transporte, visitas, hotéis), para que você só tenha que se preocupar em aproveitar a viagem. Você pode fazer a reserva pelo site através do link a seguir: