Olímpia

Conhecida por ser a cidade onde começaram os Jogos Olímpicos há quase 3.000 anos, Olímpia se tornou uma parada obrigatória na Grécia. 

Os Jogos Olímpicos Antigos

Os primeiros Jogos Olímpicos da história aconteceram no ano 776 a.C. na cidade de Olímpia, de onde provém o nome, e eram dedicados a Zeus.

Os Jogos Olímpicos formavam parte dos quatro Jogos Pan-Helênicos realizados na Antiga Grécia. Os outros três eram os Jogos Píticos, realizados em Delfos e dedicados a Apolo, os Jogos Nemeos, em Argos e em homenagem a Hera e os Jogos Ítsmicos, em Corinto e dedicados a Poseidon.

Assim como os jogos atuais, os Jogos Olímpicos Antigos aconteciam a cada quatro anos entre junho a agosto. O período de quatro anos se denominava “Olimpíada” e era uma das medidas de tempo da Antiga Grécia.

Algumas das modalidades praticadas durante os jogos eram as corridas de carros, a luta, o lançamento de disco ou dardos. Na maioria das competições, os atletas eram homens e participavam nus, e o público era exclusivamente masculino.

Os Jogos Olímpicos Antigos foram abolidos pelo imperador Teodósio em 393. Foi apenas em 1896 quando aconteceram os primeiros jogos modernos, no Estádio Panatenaico de Atenas.

O estádio olímpico continua sendo o lugar onde atualmente se acende a Tocha Olímpica antes de começar os jogos. Para não perder o costume, esse ritual ainda é feito utilizando os raios de sol.

O que ver em Olímpia

  • Área Arqueológica: Visitar o estádio original onde se disputaram as competições há quase 3000 anos é uma experiência imprescindível. Na zona você também poderá ver os restos do Templo de Zeus, o estúdio de Fidias, a academia onde os atletas se preparavam e muito mais.
  • Museu Arqueológico de Olímpia: Este museu reúne os restos encontrados na zona arqueológica e é considerado um dos melhores da Grécia. O mais destacado são os restos do Templo de Zeus.
  • Museu dos Jogos Antigos: Esquecido por muitos, este museu contém objetos, mosaicos e pinturas que expressam a importância dos jogos na Antiga Grécia.

Além dos anteriores, você também poderá visitar o Museu dos Jogos Olímpicos atuais onde é exposta alguma medalha, embora não seja muito interessante.

Como chegar a Olímpia

Olímpia é uma cidade relativamente bem conectada com o resto da Grécia e é possível chegar à cidade saindo de Atenas de diferentes formas:

Carro

Além de ser uma forma rápida de ir desde Atenas, alugar um carro é uma opção econômica se você quiser visitar por conta própria diversos lugares da Grécia. Você pode alugar um carro pelo melhor preço clicando aqui.

Ir de Atenas até Olímpia é muito simples. Você pode pegar duas rotas:

  • Corinto-Patras-Pyrgos: Embora seja uma distância ligeiramente maior, o trajeto é feito principalmente por rodovia e é mais rápido. A distância é de cerca de 350 quilômetros e a viagem leva umas três horas e meia
  • Corinto-Trípoli-Arcadia: Descendo pela rodovia em direção a Trípoli, você verá um desvio para Ancient Olympia alguns quilômetros antes de chegar a Trípoli. Esse trajeto é de uns 320 quilômetros e é feito em cerca de cinco horas. A estrada é ruim, mas as vistas são muito bonitas. É a melhor opção se antes você visitou Epidauro ou Micenas.

Ônibus

Os ônibus que conectam Atenas com Olímpia partem do Terminal A (Kifissou 100) às 9:30 e às 12:30 horas. O tempo de trajeto é de 5:30 horas.

Para não estar tão limitados com o horário, você pode pegar um ônibus até Pyrgos e depois outro até Olímpia, já que esses têm muita frequência. É melhor comprar a passagem de retorno de forma antecipada.