Odeão de Herodes Ático

O Odeão de Herodes Ático é um impressionante teatro construído no ano 161. Foi erigido sob as ordens de Tiberio Claudio Herodes Ático

O Odeão de Herodes Ático é um surpreendente edifício construído no ano 161 para a realização de audições musicais. Localizado ao lado do Teatro de Dionísio, aos pés da Acrópole, o odeão foi construído sob as ordens de Tibério Claudio Herodes Ático em lembrança de sua esposa falecida.

Uma imponente construção

O Odeão de Herodes Ático estava construído com muros revestidos de mármore, contava com assentos para mais de 5.000 espectadores feitos de mármore branco e o chão estava coberto por mosaicos. Tratava-se de uma grande construção de planta romana onde o elemento mais chamativo era o teto de madeira de cedro, hoje inexistente.

O teatro estava composto por uma orquestra semicircular e um palco de mais de 35 metros de largura. A parede do cenário estava repleta de nichos onde eram colocadas as estátuas.

O odeão permaneceu em funcionamento desde sua construção em 161 d.C. até a invasão dos Erulos, em 267 d.C.

O odeão atualmente

O Odeão de Herodes Ático foi o lugar escolhido para a realização de importantes eventos ao longo da história, entre os quais se destacam: o concurso de Miss Universo de 1973, o show da prestigiosa cantora grega Nana Moskouri em 1984 e sua posterior despedida dos palcos em 2008. Atualmente o teatro continua abrigando diversos eventos.

A entrada ao teatro está reservada para as representações teatrais e espetáculos musicais, por isso não é possível entrar apenas para visitá-lo. O melhor lugar de onde se pode contemplar seu interior é sua parte superior, no recinto da Acrópole, já que da parte de baixo a vista é muito mais reduzida.

O Odeão de Herodes Ático foi reconstruído, por isso é muito parecido ao que foi desfrutado pelos antigos gregos, embora com a notável diferença de que agora não tem teto.

Transporte

Metrô: Akropoli, linha 2.

Lugares próximos

Partenon de Atenas (212 m)
Acrópole de Atenas (226 m)
Teatro de Dionísio (285 m)
Museu Kanellopoulos (288 m)
Anafiotika (377 m)