Pireus

Apesar de ser um município independente, se poderia dizer que Pireus é o porto de Atenas. Conheça suas diversas zonas. 

O Pireus é um município situado oito quilômetros a sudoeste de Atenas. Devido ao crescimento de ambos os núcleos, poderíamos chegar a dizer que o Pireus é o porto de Atenas. A população dessa cidade é de quase 200.000 pessoas. 

O porto de Pireus

Puertos de El Pireo
Localização dos portos

Como já mencionamos, o mais famoso de Pireus é seu porto, que funciona como ponto de partida para visitar as Ilhas Gregas e constitui uma parada obrigatória para os cruzeiros que percorrem o Mar Egeu.

O porto é formado por três baías naturais:

Kantharos

Localizado no noroeste, Kantharos é o porto principal e de onde partem os grandes barcos, tanto turísticos como de mercadoria e pesca. Apesar de o porto superar 10 milhões de passageiros anuais, essa zona não tem nenhum interesse turístico

Zea

Conhecido também como Pasalimani, Zea é o porto esportivo onde atracam os maiores e mais luxuosos iates.  Conta com um interessante passeio marítimo repleto de bares, lojas, restaurantes e terraços que fazem da zona um dos lugares mais animados de Atenas, especialmente no verão.

Do ponto de vista cultural, nessa zona está o Museu Arqueológico de Pireus e o Antigo Teatro de Zea.

Mikrolimano

Também conhecido como Munichia, Mikrolimano é um porto similar a Zea, mas menor e mais encantador. Os grandes iates são substituídos por barcos pesqueiros e os restaurantes por tabernas especializadas em peixes frescos.

Se você visitar Pireus, não perca esta zona.

Como chegar?

Exceto se você tiver carro ou quiser pegar um táxi, o mais apropriado é ir de metrô até a estação Faliro, pegar a rua Akti Dilaveri até chegar no mar e virar à direita.

O primeiro porto é Mikrolimano. Se você o atravessar e seguir a costa, chegará a Zea.

Transporte

Kantharos
Metrô: Peiraias, linha 1 (verde).
Trem: Peloponnisou Peiraias.
Zea e Mikrolimano
Metrô: Faliro, linha 1 (verde).

Lugares próximos

Colina Filopapo (6.3 km)
Odeão de Herodes Ático (6.8 km)
Kerameikos (6.8 km)
Museu da Acrópole de Atenas (6.9 km)
Ágora Antiga de Atenas (6.9 km)