Praça Sintagma

Situada em pleno centro de Atenas, a Praça Sintagma não só é o coração geográfico da cidade, como também é parte do coração dos atenienses. 

A praça também é conhecida como Praça da Constituição por ter sido o lugar onde o povo levantou sua voz em 3 de setembro de 1843 para ordenar ao Rei Oto que aceitasse a redação de uma constituição.

Edifícios representativos

Presidindo a Praça Sintagma está o Parlamento, um imponente edifício que foi construído entre 1836 e 1842 como palácio para Oto, primeiro rei da Grécia.

Em frente do edifício do Parlamento está a Tumba do Soldado Desconhecido, vigiada dia e noite pelos “Evzoni”, dois guardas vestidos com um curioso uniforme tradicional. É possível assistir à peculiar troca da guarda que se celebra a cada hora, sendo a mais importante no domingo às 10 da manhã.

Em uma das laterais da Praça Sintagma está o Hotel Grande Bretagne, um luxuoso edifício construído em 1842 que funciona como hotel desde 1874. Costuma ser a hospedagem preferida das personalidades que visitam Atenas.

Na parte oposta ao Parlamento está a rua Ermou, uma das principais artérias comerciais de Atenas que costuma ser animada em qualquer hora do dia.

O principal ponto de encontro

A Praça Sintagma é uma das mais populares da cidade, além de ser a escolhida para a realização de manifestações, festas ou shows. A praça sempre está animada, cheia de gente em suas cafeterias, com vendedores ambulantes e gente passeando ou aproveitando a conexão wifi gratuita.

A privilegiada localização da praça faz com que seja um lugar de passagem obrigatória para visitar muitos pontos turísticos de Atenas.