Compras em Atenas - Produtos típicos, lojas e compras em Atenas
Compras em Atenas

Compras em Atenas

Em Atenas é possível encontrar à venda determinados produtos que vale a pena levar para casa, seja como objeto decorativo, gastronômico ou como presente.

Nas zonas mais turísticas da cidade é muito comum pechinchar, e muitas das lojas de souvernirs costumam duplicar seus preços para reduzi-los posteriormente para seus “amigos brasileiros” (e para os de qualquer outra nacionalidade, na verdade).

O que comprar em Atenas

Além dos típicos cartões postais da Acrópole ou miniaturas do Partenon, em Atenas é possível encontrar alguns produtos que costumam despertar o interesse dos visitantes: 

  • Joias de ouro e prata: As peças de prata e ouro de design grego são reconhecidas a nível mundial. É possível encontrar tanto reproduções de joias gregas antigas como alguns desenhos mais tradicionais, ou então joias mais modernas.
  • Réplicas ou reproduções arqueológicas: Provavelmente os itens mais demandados. Se a cópia for de boa qualidade e estiver certificada, deve ter um pequeno selo prateado pendurado. É possível encontrar tanto cópias de joias como de jarras, além de outros objetos de bronze.
  • Alimentos gregos: Os produtos gregos mais apreciados costumam ser os azeites de oliva, o mel, os temperos, as azeitonas, os vinhos ou os licores, especialmente o Ouzo

Principais zonas comerciais

  • Kolonaki: Situado aos pés da Colina Licabeto, Kolonaki é um dos melhores lugares para fazer compras se você tiver um orçamento elevado. Ao longo das suas ruas se espalham os comércios mais luxuosos, além das lojas de famosos estilistas gregos.
  • Monastiraki: Trata-se de uma das principais zonas comerciais da cidade em que se pode encontrar todo tipo de produtos, desde roupas até livros antigos, CDs e relógios. Aos domingos pela manhã, há uma feira que vale a pena visitar. 
  • Plaka: Além de ser uma das melhores zonas de Atenas, Plaka é o lugar ideal para comprar presentes e produtos gregos, como objetos de cerâmica, cobre, alguns adornos e alimentos típicos da Grécia.
  • Arredores da Praça Sintagma: Algumas das ruas ao redor da praça, especialmente as ruas Ermou, Stadiou e Panepistimiou, possuem diversas lojas modernas de roupas de marcas conhecidas, que se misturam com algumas lojas mais especiais.
  • Mercado Central: Mais que uma zona de compras, o Mercado Central é o lugar onde vão os cidadãos atenienses para comprar produtos frescos, como carne e peixe. É curioso ver como tentam vender até frango aos turistas curiosos. Está perto da Praça Omonia.