
Metrô de Atenas
O Metrô de Atenas conta com três linhas que conectam o centro da cidade com a maioria dos pontos turísticos, inclusive o aeroporto.
A rede de metrô de Atenas não é muito extensa, mas cumpre sua função. As três linhas com as quais conta atualmente são operadas por duas companhias diferentes, mas que possuem as mesmas passagens e tarifas.
Como dado curioso, a linha 1, a mais antiga, foi inaugurada em fevereiro de 1869 como trem a vapor entre Atenas e Pireus. Em 1904 foi eletrificada. As outras duas linhas foram construídas em 2000.
Linhas
As três linhas do metrô de Atenas são identificadas por cores diferentes:
- Linha 1 (Verde): permite ir aos portos de Pireus, ao Estádio da Paz e da Amizade e ao Estádio Georgios Karaiskakis, sede do Olimpiakos. No centro de Atenas para em Omonia e em Monastiraki.
- Linha 2 (Vermelha): conecta a Estação de Trem Larissis com a Praça Omonia, a Praça Sintagma e a Acrópole.
- Linha 3 (Azul): conecta o Aeroporto de Atenas com o centro da cidade, fazendo paradas na Praça Sintagma e no Monastiraki.
Em processo de ampliação
O projeto de uma quarta linha de metrô que passará pela parte leste de Atenas está sendo finalizado.
O metrô como museu
Como não podia ser diferente, ao fazer os túneis para criar a rede de metrô apareceram ruínas e objetos enterrados durante séculos. Por este motivo, em algumas das estações você encontrará pequenos museus com restos arqueológicos.
As “estações museu” mais importantes são: Acrópolis, Dafni, Evangelismos, Monastiraki, Panepistimio e Syntagma.
Horário e frequência
O horário do metrô de Atenas é aproximadamente das 5:30 às 0:30 horas. Nas noites de sexta e sábado, o último trem parte às 2:00 horas.
A frequência varia dependendo do dia e da hora do dia, variando de 3 a 5 minutos durante o horário de pico a 5 a 10 minutos fora dos horários de pico.
Tarifas
Você encontra informação sobre os preços do metrô de Atenas na seção preços e abonos.


