Metrô de Atenas

O Metrô de Atenas conta com três linhas que conectam o centro da cidade com a maioria dos pontos turísticos, inclusive o aeroporto

A rede de metrô de Atenas não é muito extensa, mas cumpre sua função. As três linhas com as quais conta atualmente são operadas por duas companhias diferentes, mas que possuem as mesmas passagens e tarifas

Mapa do metrô de Atenas
Mapa do metrô de Atenas

Como dado curioso, a linha 1, a mais antiga, foi inaugurada em fevereiro de 1869 como trem a vapor entre Atenas e Pireus. Em 1904 foi eletrificada. As outras duas linhas foram construídas em 2000.

Linhas

As três linhas são identificadas por diferentes cores: 

  • Linha 1 (Verde): permite ir aos portos de Pireus, ao Estádio da Paz e da Amizade e ao Estádio Georgios Karaiskakis, sede do Olimpiakos. No centro de Atenas para em Omonia e em Monastiraki.
  • Linha 2 (Vermelha): conecta a Estação de Trem Larissis com a Praça Omonia, a Praça Sintagma e a Acrópole.
  • Linha 3 (Azul): conecta o Aeroporto de Atenas com o centro da cidade, fazendo paradas na Praça Sintagma e no Monastiraki.

Em processo de ampliação

O metrô de Atenas ganhará uma quarta linha, que percorre a zona leste da cidade. A previsão é que fique pronta apenas em 2025. Já as linhas vermelha e azul foram ampliadas em 2013. 

O metrô como museu

Como não podia ser diferente, ao fazer os túneis para criar a rede de metrô apareceram ruínas e objetos enterrados durante séculos. Por este motivo, em algumas das estações você encontrará pequenos museus com restos arqueológicos.

As “estações museu” mais importantes são: Acrópolis, Dafni, Evangelismos, Monastiraki, Panepistimio e Syntagma.

Horário e frequência

O horário do metrô de Atenas é, de forma aproximada, das 5:30 às 00:30 horas. Nas noites de sexta-feira e sábado, os trens das linhas 2 e 3 circulam até as 2:30 horas.

A frequência oscila entre os 3 minutos em horário de pico até os 5 ou 10 minutos em horário de menor utilização.

Tarifas

Você encontra informação sobre os preços do metrô de Atenas na seção preços e abonos.