Galeria Nacional de Atenas

Galeria Nacional de Atenas

A Pinacoteca Nacional é o museu de arte mais importante da Grécia e se destaca por sua coleção de pintura e escultura grega dos séculos XIX e XX. 

Aberta ao público em 1900, a Pinacoteca Nacional, também conhecida como Museu Alexandros Soutzos por ser um dos doadores mais importantes, se destaca por sua coleção de pintura e escultura grega pertencente aos séculos XIX e XX, além de algumas obras de conhecidos artistas europeus.

Exposições

A coleção da Pinacoteca Nacional, que começou com 117 obras reunidas até 1878, foi crescendo notavelmente graças às doações privadas, até alcançar as mais de 16.000 obras que possui hoje em dia.

As exposições, organizadas de forma cronológica, incluem obras pictóricas, esculturas, desenhos e elementos decorativos, em sua grande maioria pertencentes a grandes autores gregos.

Embora as exposições estejam centradas na arte grega, nas paredes do museu também é possível admirar algumas obras de artistas de outras partes da Europa, como Bruegel, Caravaggio, Delacroix, El Greco ou Picasso.

Sabor agridoce

Apesar de a Galeria Nacional ser o museu de arte mais importante da Grécia, para nós ela não tem o mesmo valor que museus como a National Gallery de Londres ou o Museu do Prado em Madrid. Não podemos recomendá-lo para o público geral.

Por outro lado, é habitual que alguns dos andares estejam fechados de forma temporária enquanto estão montando alguma das exposições.

Horário

De segunda a sábado, das 09:00 às 16:00 horas.

Preço

Adultos: 6,50€.
Estudantes: 3€.
Menores de 12 anos: entrada gratuita.

Transporte

Metrô: Evangelismos, linha 3.

Lugares próximos

Museu da Guerra (354 m)
Museu Bizantino e Cristão (422 m)
Museu de Arte Cicládica (578 m)
Kolonaki (741 m)
Museu Benaki (796 m)