Museu Numismático de Atenas

Museu Numismático de Atenas

O Museu Numismático de Atenas possui mais de 500.000 objetos em sua coleção e é um dos mais importantes do mundo em seu estilo

O Museu Numismático de Atenas possui mais de 500.000 objetos em sua coleção, entre os quais estão moedas, tesouros, selos bizantinos de chumbo, medalhas e pedras preciosas.

Estabelecido em 1834, ao mesmo tempo que o Museu Arqueológico Nacional, o Museu Numismático é um dos museus públicos mais antigos da Grécia. O chamativo edifício neoclássico que abriga as coleções é uma grande mansão que foi construída em 1880 como residência de um importante arqueólogo alemão. 

Exposições

As exposições do museu mostram objetos relacionados ao mundo numismático que datam desde a época grega antiga até os tempos modernos.

No primeiro andar se exibe o início do estabelecimento das moedas no mundo grego antigo, tratando temas como os ícones que eram gravados nas moedas ou as investigações arqueológicas realizadas através de sua descoberta.

O segundo andar da mansão é dedicado ao surgimento das moedas em diferentes lugares e momentos da história; o Mundo Romano, o Império Bizantino, o Mundo Medieval, a época moderna e contemporânea e, como ponto final, são exibidas as moedas usadas atualmente.

Único em seu estilo

Embora nem todo mundo esteja interessado em ver uma coleção de moedas, as exposições do Museu Numismático são bastante variadas e contêm elementos muito interessantes. Além das exposições, a monumental residência do século XIX em que se situa o museu dá um clima muito especial à coleção

Horário

De terça a domingo, das 9:00 às 16:00 horas.
Segundas, fechado.

Preço

Adultos: 6€.

Transporte

Metrô Sintagma, linhas 2 e 3; Panepistimio, linha 2. Trólebus: linhas 2, 3, 4, 11 e 13.

Lugares próximos

Praça Sintagma (243 m)
Museu Benaki (451 m)
Jardim Nacional de Atenas (477 m)
Kolonaki (494 m)
Museu de Arte Popular Grega (623 m)