Teatro de Dionísio

Edificado no século VI a.C., o Teatro de Dioniso foi o maior teatro construído pelos antigos gregos, com uma capacidade de 17.000 espectadores

Situado aos pés da ladeira sul da Acrópole, o Teatro de Dionísio era dedicado a Dionísio, deus do vinho e do teatro.

Os primeiros passos do teatro

Inicialmente os cidadãos da antiga Grécia se sentavam na colina para realizar cultos ao deus Dionísio. Na época de Pisístrato começaram a fazer as primeiras celebrações em homenagem ao deus, que consistiam em representações de mimos e danças que se convertiam nas primeiras manifestações teatrais de Atenas.

No início do funcionamento do teatro, os espectadores ocupavam as plataformas de madeira que foram situadas ao longo da ladeira da colina até que, no final do século V a.C., as primitivas plataformas foram substituídas por arquibancadas de cimento. A primeira fila, reservada para os cidadãos mais ilustres, estava composta por confortáveis assentos de mármore, entre os quais havia um altar dedicado a Dionísio.

Com o passar do tempo, as representações que começaram timidamente para cultuar o deus Dionísio foram evoluindo para dar lugar à representação das tragédias clássicas de Esquilo, Sófocles, Eurípedes e Aristófanes.

O Teatro de Dionísio hoje

Apesar do passar dos séculos, o Teatro de Dionísio ainda conserva sua essência. É agradável se sentar em suas arquibancadas para entrar na história do teatro como o conheceram os antigos gregos.

Horário

Todos os dias, das 08:00 às 17:00 horas.

Preço

Entrada combinada adultos: 30€.
Entrada combinada estudantes: 15€.
Inclui: Acrópole, Ágora Antiga, Ágora Romana, Teatro de Dionísio, Kerameikos, Templo de Zeus Olímpico e Biblioteca de Adriano.

Transporte

Metrô: Akropoli, linha 2.

Lugares próximos

Partenon de Atenas (151 m)
Acrópole de Atenas (178 m)
Museu da Acrópole de Atenas (183 m)
Anafiotika (237 m)
Plaka (274 m)