Metéora

Metéora é um dos lugares mais especiais do mundo e para muitos é uma razão suficiente para visitar a Grécia.

Metéora significa “rocas no ar”, uma expressão que define perfeitamente o que encontraremos ali. Metéora é um conjunto de penhascos de pedra de areia formado sob o mar há 30 milhões de anos. Essas fascinantes formações esculpidas ao longo da história ficaram expostas ao baixar o nível do mar.

Os mosteiros de Metéora

Se há algo que pode surpreender mais que as próprias formações naturais são os mosteiros que coroam alguns dos seus penhascos. A estrutura morfológica e talvez sua proximidade com o céu fizeram com que muitos monges considerassem esse lugar ideal para a meditação. Atualmente restam 13 dos 24 mosteiros originais, sendo que seis deles podem ser visitados.

O primeiro mosteiro, Megalo Meteoro, foi fundado em 1336 por um monge chamado Athanasios. Está instalado em uma roca a 536 metros de altura. Se você visitar esse mosteiro, antes da entrada você poderá ver a caverna onde morou o primeiro monge.

A construção dos mosteiros ainda é uma incógnita, embora existam várias teorias e uma das mais populares é de que eles puderam subir utilizando cometas. Até a construção dos caminhos e estradas, a única forma de subir aos mosteiros era de teleférico e cordas com roldanas.

Como fazer a visita

Para visitar Metéora, você deverá passar pelo menos uma noite na zona e dedicar pelo menos dois dias. O tempo de trajeto entre Atenas e Metéora é de umas cinco horas de carro.

Os povoados mais próximos onde você pode se hospedar são Kastraki e Kalambaka. Além de serem animados (especialmente Kalambaka), desses dois povoados é muito fácil chegar à estrada onde estão os mosteiros.

Para passar a noite, você pode reservar hotéis pelo melhor preço usando o nosso buscador.

Em qualquer hotel, eles te informarão dos horários e dias de abertura de cada mosteiro. Normalmente, seja o dia que for, é possível visitar pelo menos dois mosteiros.

Como chegar a Metéora

Opciones para chegar a Metéora saindo de Atenas:

Carro

Alugar um carro é uma opção muito cômoda para aqueles que preferem viajar por conta própria. Você pode alugar um carro pelo melhor preço clicando aqui.

Para ir de carro de Atenas a Metéora, você terá que sair de Atenas pela E75 e fazer o trajeto Atenas-Lamia-Kaditsa-Trikala-Kalabaka. A distância é de uns 375 quilômetros e o tempo estimado é de umas 4:30 horas.

Trem

Se você quiser ir a Metéora de trem, o melhor é reservar o serviço direto entre Atenas e Kalambaca. O preço varia entre 15 e 20 euros por trajeto e o tempo de viagem é de pouco mais de 4:30 horas. O trem sai da estação de Larissis (Atenas) e retorna de Kalambaca às 17:36 horas.

Você pode ver a informação mais atual no site dos trens gregos.

Ônibus

Embora seja mais incômodo e o preço seja similar ao do trem, outra opção é fazer o trajeto Atenas-Metéora de ônibus. Os ônibus partem da estação Terminal B (260, Liossion Street) das 7:00 às 21:00 horas.

Para chegar ao Terminal B, a melhor opção é pegar o ônibus 024 de Amalias Avenue, ao lado da Praça Sintagma.