Colina Licabeto

Colina Licabeto

A Colina Licabeto é uma pequena montanha de 278 metros de altura de onde se obtêm as melhores vistas de Atenas, especialmente ao entardecer.

A Colina Licabeto está situada no bairro de Kolonaki, o mais abastado da cidade.

Licabeto no passado

Segundo a lenda, a deusa Atena queria que seu templo da Acrópole estivesse mais perto do céu, por isso pegou uma enorme pedra com a intenção de colocá-la sobre a colina da Acrópole. Enquanto transportava a roca, recebeu uma notícia que a surpreendeu, por isso a roca de 278 metros caiu sobre Atenas, formando o Monte Licabeto.

A colina deve seu nome (Colina dos lobos) à grande quantidade de lobos que vivia nos pinhais de suas ladeiras na Antiguidade.

Durante a época clássica, a colina estava coberta por uma densa vegetação e no seu cume foi construído um templo dedicado a Zeus. O aspecto da colina mudou durante a ocupação turca, depois da qual o monte ficou totalmente despovoado.

Entre 1880 e 1915, houve um profundo reflorestamento, que conseguiu transformar a colina no denso monte que é agora.

Licabeto atualmente

Do alto da Colina de Licabeto se obtém uma vista privilegiada da cidade, especialmente da Acrópole. No ponto mais alto está a capela ortodoxa de São Jorge, uma construção branca que dá um toque especial ao topo do monte.

Existem diferentes formas de chegar ao alto da colina, seja a pé, percorrendo um caminho serpenteante abrigado por pinhos, de carro ou usando o funicular.

Ë recomendado subir a colina ao entardecer para contemplar a cidade com a cor especial que proporciona o pôr do sol. À noite também é um bom momento para ver Atenas iluminada.