Partenon de Atenas

Situado no interior da Acrópole, o Partenon é o edifício mais importante dessa. É o monumento mais visitado do país.

Erigido entre os anos 447 e 438 a.C. na Acrópole, o Partenon é um dos monumentos mais importantes da antiga civilização grega, além do edifício mais representativo de toda Grécia.

Consagrado à deusa Atena Parthenos, o Partenon é um dos principais templos de construção dórica que se conservam, e também é o maior dos monumentos criados durante a época de Péricles.

Detalhes sobre o edifício

O Partenon foi erigido sobre um templo do século VI a.C., conhecido como Hecatompedón, que foi destruído pelos persas.

O edifício do Partenon, construído com mármore branco do Monte Pentélico, foi concebido para abrigar a imagem de ouro e marfim de Atena Parthenos, uma colossal estátua de doze metros de altura elaborada por Fidias.

Com aproximadamente 70 metros de comprimento e 30 de largura, o Partenon estava rodeado por colunas em todo seu perímetro, 8 nas fachadas principais e 17 nas laterais.

No friso se representava a procissão das Panateneias, o festival religioso mais importante que acontecia em Atenas. Ao longo dos quatro lados do edifício acontecia a representação, incluindo mais de 300 figuras humanas, deuses e bestas.

As desgraças do Partenon

Ao longo dos séculos, o Partenon sofreu diferentes transformações que foram deteriorando o edifício a passos gigantes. Entre os anos 1208 e 1258, o interior do Partenon abrigou uma igreja bizantina e em 1458 foi transformado em uma mesquita.

Em 1687 foi utilizado como paiol pelos turcos, os explosivos sofreram uma detonação e o Partenon pagou as consequências. Mais tarde, entre 1801 e 1803, os ingleses roubaram grande parte dos detalhes decorativos do Partenon e, longe de devolvê-los aos legítimos donos, essas peças ainda são exibidas em museus como o Museu Britânico de Londres.

Depois de tantos e tão variados incidentes, ainda não havia terminado o cúmulo de desgraças que afetariam o edifício do Partenon e em 1894 ele foi afetado por um dos terremotos mais importantes da história da Grécia.

Atualmente ainda continuam os trabalhos de conservação e reconstrução no edifício do Partenon. Ele foi rodeado de guindastes e elementos de contenção, mas tudo isso não é suficiente para eclipsar a magia do impressionante edifício.

O elemento mais importante da cidade

Embora Atenas seja uma cidade que tem muito a oferecer aos seus visitantes, provavelmente a imagem que todo mundo tem na cabeça antes e depois de fazer a viagem seja a do edifício do Partenon.

A visita do imponente edifício do Partenon enquanto se percorre a Acrópole é impressionante e não deixa ninguém indiferente.

Horário

Todos os dias, das 8:00 às 17:00 horas.

Preço

Está no interior da Acrópole.

Transporte

Metrô: Monastiraki, linhas 1 e 3; Akropoli, linha 2.

Lugares próximos

Acrópole de Atenas (31 m)
Teatro de Dionísio (151 m)
Anafiotika (169 m)
Museu Kanellopoulos (174 m)
Odeão de Herodes Ático (212 m)